Itamaraty lamenta mortes na Faixa de Gaza durante ajuda humanitária
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta sexta-feira (1º) um comunicado lamentando as mortes de palestinos que aguardavam o recebimento de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, na quinta-feira (29). O governo brasileiro disse que o episódio foi uma “situação intolerável, que vai muito além da necessária apuração de responsabilidades pelos mortos e feridos”. O órgão também disparou críticas ao governo de Benjamim Netanyahu, que negou ter sido o responsável pelo ocorrido.
Segundo o Itamaraty, “o governo Netanyahu volta a mostrar, por ações e declarações, que a ação militar em Gaza não tem qualquer limite ético ou legal”. “Cabe à comunidade internacional dar um basta para, somente assim, evitar novas atrocidades. A cada dia de hesitação, mais inocentes morrerão. A humanidade está falhando com os civis de Gaza. E é hora de evitar novos massacres”, afirma a nota do Itamaraty.
“Ainda assim, a inação da comunidade internacional diante dessa tragédia humanitária continua a servir como velado incentivo para que o governo Netanyahu continue a atingir civis inocentes e a ignorar regras básicas do direito humanitário internacional. Declarações cínicas e ofensivas às vítimas do incidente, feitas horas depois por alta autoridade do governo Netanyahu, devem ser a gota d’água para qualquer um que realmente acredite no valor da vida humana”, acrescenta o comunicado.
Share this content: