Operação na prefeitura cumpriu 19 mandados de busca e apreensão contra liderança de grupo criminoso, formada por servidores e políticos em Luziânia.

Operação na prefeitura cumpriu 19 mandados de busca e apreensão contra liderança de grupo criminoso, formada por servidores e políticos em Luziânia.

“Pacto Espúrio” a operação cumprida contra integrantes de um grupo criminoso atuante no município de Luziânia/GO, investigado por fraudes na operacionalização de programa habitacional executado naquela região nos anos de 2018 e 2019.

A primeira fase da operação ocorrida em dezembro de 2021, investigou o uso indevido do programa habitacional “Habitar melhor”. A Delegacia Estadual de Combate à Corrupção cumpriu mandados de busca apreensão e de quebras de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos envolvidos. A partir do resultado daquela primeira fase da apuração, a investigação chegou à liderança do grupo criminoso, composta por servidores públicos e lideranças políticas da região.

Ficou evidenciado para a operação que os servidores e políticos de Luziânia se apropriarem do programa estadual de habitação, popularmente conhecido como “Cheque Reforma”, inserindo pessoas no programa em troca de apoio político. Foram inseridos indivíduos que não tinham direito ao benefício social, deixando de fora pessoas que necessitavam de fato do programa. Os políticos usaram o programa “habitar melhor” para incluir amigos, apoiadores políticos, lideranças e até empresários. Segundo a polícia cívil, chegaram a incluir mortos na lista de entrega do “cheque reforma”. Cerca de 300 pessoas foram cadastradas indevidamente no programa, representando cerca de 1 milhão de reais em benefícios entregues irregularmente.

Share this content: