Saúde da Mulher: saiba em quais casos a reposição hormonal é recomendada

Saúde da Mulher: saiba em quais casos a reposição hormonal é recomendada

Seja o calor excessivo, a insônia ou a irritação: toda mulher sabe quais são os sintomas mais comuns da menopausa. Com o objetivo de amenizar parte dessas reações e trazer melhor qualidade de vida às pacientes, o tratamento de reposição hormonal restitui os principais hormônios causadores do climatério. A medida, porém, não é recomendada para todas as mulheres.

Todos os óvulos que uma mulher produzirá ao longo da vida têm a origem nos folículos dos ovários já presentes no momento em que nasce. A reserva é utilizada desde a primeira menstruação e continua até a última, não sendo reposta. Quando morrem os últimos folículos, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios estrogênio e progesterona caem irreversivelmente.

“Quando a mulher começa a ter uma irregularidade menstrual, alguma queixa de ondas de calor ou alterações de humor, geralmente, é nessa fase que começamos a pensar em uma reposição hormonal”, explica a ginecologista Viviane Leite Oliveira, da Policlínica 3 de Taguatinga.

Share this content: