Jornada pelos trilhos: as histórias e paisagens reveladas nas viagens de trens de longa distância pelo Brasil
Diferente das viagens que milhões de pessoas enfrentam diariamente nas grandes cidades, o Brasil conta com passeios sobre trilhos que transportam para verdadeiras viagens no tempo.
O Globo Repórter desta sexta-feira (29) viajou de trem pelo país e revelou encantos dentro e fora dos vagões. No Paraná, a equipe fez a viagem de trem que é considerada uma das mais espetaculares do mundo. O trajeto liga Curitiba a Morretes, no litoral do estado. São cerca de 70 quilômetros de trilhos que passam por 13 túneis e 41 pontes.
O cenário também muda dentro do trem conforme o vagão. Um deles é decorado com mesas e poltronas para os passageiros e oferece até ar-condicionado.
Após três horas de viagem, é realizada a única parada na Estação Marumbi, de onde é possível seguir na trilha que leva até o Monte Olimpo, um dos pontos mais altos do sul do país.
A equipe também embarcou numa viagem de 900 quilômetros da capital maranhense até Parauapebas, no Pará. Esse é o trajeto mais longo feito por um trem de passageiros no Brasil.
A ferrovia cruza 27 municípios e demora ao menos 16 horas, com dez estações de embarque e desembarque no caminho. O trem aproxima famílias, encurta a distância dos tratamentos médicos, é o meio de transporte para quem vai para o trabalho e já serviu até de mudança.
Share this content: