Conheça pratos do Comida de Buteco sem carne vermelha
A carne vermelha é a estrela principal da maioria dos pratos dos 121 bares participantes do Comida di Buteco, concurso gastronômico que ocorre até o dia 5 de maio em Belo Horizonte para eleger o melhor boteco da cidade. Mas também há estabelecimentos que optaram por outro tipo de proteína para brilhar em suas receitas, escolhendo como ingrediente principal o peixe, o frango, os frutos-do-mar e ou queijo.
Segundo os donos dos botecos, a ideia é tanto atender ao público que dá preferência ao consumo de carne branca quanto inovar em suas criações. Esse é o caso do bar 222, que apresenta o prato Uai? Carajé, feito com massa de pastel assada e recheada de vatapá e camarão, acompanhada de vinagrete. Participante do concurso desde 2007, o sócio-proprietário, Filipe Silva Borém, conta que já experimentou todo tipo de prato e que estava sem ideias para a criação do deste ano – na edição de 2024, o tema é livre.
“Temos um pastel de camarão que é o que mais sai na casa. Como gostamos muito dele, pensamos: ‘por que não usá-lo no Comida di Buteco para dar uma variada?’”, conta Barém, que decidiu unir o tempero mineiro ao baiano. “O prato acabou virando um acarajé, que é bem parecido com o tradicional, mas, em vez do bolinho de feijão, usamos uma passa de pastel assada. Isso foi bom porque também conseguimos fazer um petisco sem fritura”, aponta.
Participando do concurso há 19 anos, o Pé de Goiaba é o único bar participante que oferece um prato vegetariano nesta edição. O prato, Maria Antonia, vem com seis bolinhos de arroz com queijo acompanhados de Catupiry e goiabada. “Todo ano, fazemos pratos com carne, branca ou vermelha. Mas o público vegetariano está aumentando muito. Por isso, decidimos inovar”, diz o proprietário do Pé de Goiaba, Clarckson Prado.
Share this content: