Tecnologia israelense identifica água contaminada por indústria farmacêutica

Tecnologia israelense identifica água contaminada por indústria farmacêutica

Medicamentos e contaminantes descartados no lixo comum, sem nenhum cuidado, são uma preocupação crescente em todo o mundo, especialmente em relação à água potável e à segurança alimentar. Um novo estudo realizado por pesquisadores do departamento de química e do Instituto de Nanotecnologia e Materiais Avançados da Universidade Bar-Ilan (BIU), de Israel, publicado recentemente na  revista científica Environmental Science Nano, apontou para o desenvolvimento de um detector de base plasmônica altamente sensível que visa especificamente a detecção de resíduos nocivos de piperidina na água.

A piperidina, uma molécula pequena e potente que serve como base importante nas indústrias farmacêutica e de aditivos alimentares, também é usada como solvente e para produção da borracha.

A piperidina, resultado da reação entre piperina e ácido nítrico, é apontada como um risco significativo à saúde de humanos e animais devido à sua natureza tóxica. A detecção de quantidades minúsculas de piperidina é essencial para garantir a água potável e a segurança alimentar.

Share this content: