Nova portaria institui Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Nova portaria institui Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Apesar de ter sido criado em 2007, como Núcleo de Respostas Rápidas, o serviço não existia formalmente na estrutura administrativa da Secretaria de Saúde (SES-DF). Agora, com a publicação, o Cievs se consolida como serviço de inteligência epidemiológica, informação e ação em saúde pública. “O intuito é evitar ou mitigar o surgimento de eventos que coloquem em risco a população”, explica a gerente do centro, Priscilleyne Ouverney Reis.

Competências

Os Cievs compõem a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, que identificam emergências por meio de captação de notificações via telefone e e-mail.

O centro é um serviço de inteligência epidemiológica, informação e ação em saúde pública, no intuito de evitar ou mitigar o surgimento de eventos que coloquem a população em risco. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Conforme a portaria, estão entre as competências do centro desenvolver ações estratégicas para detecção, verificação, monitoramento e aperfeiçoamento de respostas às emergências de saúde pública no âmbito do DF. Para tanto, o centro articula com as áreas técnicas, recebimento de notificações e orientações para profissionais de saúde quanto às condutas relativas às doenças, agravos e eventos.

Share this content: