Chuva no RS: comida deve ficar mais cara, e não se sabe efeito na inflação
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul vão impactar o preço de alimentos, mas ainda não se sabe qual o tamanho do impacto na inflação do país. Especialistas ouvidos pelo UOL dizem que a expectativa é de que a tragédia pressione a inflação, principalmente pelo arroz, que é um dos principais alimentos da cesta básica brasileira e tem um peso significativo no cálculo.
Aumento de preços
André Braz, economista do FGV Ibre, afirma que ainda não dá para calcular o impacto das chuvas na inflação do país. Hoje, a FGV faz o cálculo com coleta de preços, o que implica em visitar mercados, açougues, padarias e comércio em geral — o que não é possível no Sul devido à tragédia.
Mesmo produções que não foram afetadas pelas chuvas podem ter aumento de preços. A soja, por exemplo, foi colhida antes das enchentes, mas dificuldades logísticas para escoar a produção também podem encarecer o produto.
Mesmo que tudo esteja colhido, como é que você transporta as coisas por estradas e pontes que foram comprometidas com essas chuvas e que isso vai resultar em algum impacto na inflação. Pode ser um impacto nacional. É claro que Rio Grande do Sul vai perceber um impacto mais forte até se recuperar totalmente, mas o país também, porque o Sul é responsável por safras importantes.
Share this content: