Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo aprova medida para melhoramento de rebanho

Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo aprova medida para melhoramento de rebanho

Presidida pelo deputado Karlos Cabral (PSB), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Goiás apreciou dois projetos de lei, com relevo para o incentivo ao melhoramento genético do rebanho bovino, e distribuiu duas medidas legislativas à relatoria. A reunião transcorreu na tarde desta terça-feira, 21.

Aprovados

De autoria do deputado André do Premium (Avante), o processo nº 1681/23 institui o Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, de Leite e de Corte, visando ao desenvolvimento e melhoramento da atividade. A matéria foi aprovada com parecer favorável do relator, deputado Amauri Ribeiro (UB).

O objetivo, de acordo com o texto, é promover o desenvolvimento do setor agropecuário estadual, disponibilizando técnicas de melhoramento genético para produtores rurais, que têm o objetivo de elevar a produtividade e a qualidade do rebanho de gado leiteiro ou corte das propriedades rurais, e que contribuem para a melhoria da renda e da competitividade dos produtores.

O projeto de lei n° 7720/23 foi aprovado durante o encontro. De autoria do deputado Anderson Teodoro (Avante), o objetivo do texto é instituir a Campanha Estadual de Valorização dos Agricultores Goianos. A proposta tem como finalidade promover ações que enalteçam e conscientizem sobre a importância dos agricultores no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Segundo o legislador, os agricultores são pessoas que se dedicam diariamente ao trabalho no campo, realizando atividades como o preparo do solo e o manejo das pragas e doenças nas lavouras, para aumentar a produtividade. Ele ressalta que esses profissionais enfrentam desafios constantes, mas desempenham um papel crucial ao garantir o abastecimento de alimentos para a sociedade brasileira. “O esforço e dedicação dos agricultores são fundamentais para a sustentabilidade e prosperidade do setor agrícola, assegurando o acesso a alimentos de qualidade para toda a população”.

Share this content: