Comércio tem expectativa de movimentar R$ 120 milhões com festas juninas
Com o início de junho e as diversas datas festivas que vêm com ele, o comércio do Distrito Federal se mantém em ritmo acelerado e, principalmente, otimista para que as vendas aumentem. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF), as vendas para as festas juninas no Distrito Federal neste ano devem crescer entre 5% e 6,9%. No ano passado, o incremento foi de 4,7% e, em 2022, de 3,8%.
Entre a venda de produtos de decoração junina, aluguel de espaços para festas, consumo de bebidas e comestíveis e comercialização de roupas, além de outros setores, o sindicato estima que as festas juninas devem movimentar, ao longo do mês de junho, no DF, mais de R$ 120 milhões.
Outras datas marcantes do calendário que vão trazer índices positivos de consumo são o dia de Santo Antônio, em 13 de junho, o de São João, dia 24, e de São Pedro, dia 29. O presidente do Sindivarejista-DF, Sebastião Abritta, acredita que elas impulsionarão as vendas de fogos, de roupas e de decoração de ambientes. “As três datas serão comemoradas em clubes, associações, igrejas e colégios. Como o Distrito Federal reúne milhares de pessoas que vieram do Nordeste para cá, e como essas datas são muito festejadas entre os nordestinos, espera-se bons reflexos econômicos no comércio em geral”, acentua.
Abritta argumenta também que as datas fazem parte da cultura brasileira de respeito à religiosidade e aos costumes, o que se reflete no comércio com a venda crescente de bebidas, adornos, decoração e comestíveis, entre outros produtos.
A proprietária de uma loja de artigos para festa Iolanda Martins, 63 anos, está com uma expectativa maior de vendas neste período junino. “Esperamos repetir um aumento de venda igual teve no período do carnaval, em torno de 6%”, comentou. E os produtos para esta época não param de chegar à loja e, alguns, estão esgotando rapidamente. “Durante a semana, chega entre três a cinco caixas cheias de produtos que, muitas vezes, duram uma semana. Os produtos que mais vendo são os vestidos e os retalhos para colar nas roupas. Hoje mesmo, fiz o pedido das tiaras personalizadas, porque estão acabando rápido”, comentou.
Share this content: