Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, será modernizado
O Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, passará por uma modernização a partir do segundo semestre deste ano, com a instalação de novos equipamentos e sistemas. A iniciativa, com investimento de R$ 740 mil via Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo transformar o espaço em um polo de entretenimento e formação cinematográfica, preservando sua memória cultural.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, anunciou a modernização do Cine Teatro São Joaquim durante a abertura do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Segundo a secretária, a iniciativa representa um marco na valorização do patrimônio cultural e no acesso à sétima arte para a população local.
Sala de cinema completa
A empresa instalará ao todo 60 equipamentos no Cine Teatro São Joaquim, incluindo um projetor DCP 4K, lente de alto brilho, servidor, processador de áudio, caixas acústicas frontais e surround, subwoofer, amplificadores de som, nobreak, pedestal para projetor, rack para som, microfones sem fio, computador desktop e tela motorizada.
Com a modernização, o Cine Teatro São Joaquim se tornará uma sala de cinema completa, com capacidade para receber filmes do circuito comercial, além de promover sessões especiais com obras de qualidade. A curadoria e organização da grade de programação serão feitas pela equipe do Cine Cultura, unidade da Secult Goiás.
A grade de filmes do Cine Teatro São Joaquim será flexível, conciliando com a programação alternativa do espaço, que também recebe apresentações diversas, como shows e peças teatrais. O público poderá consultar os dias e horários das sessões de cinema na própria unidade e nas redes sociais.
Histórico e importância cultural
O Cine Teatro São Joaquim é considerado o primeiro teatro do Centro-Oeste e o mais antigo de Goiás. Fundado em 1857, no Beco da Lapa, na cidade de Goiás, o espaço inicialmente exibia peças dos principais centros culturais do país.
Em 1992, após um período de desativação, o Cine Teatro São Joaquim foi reativado pelo Governo de Goiás no novo endereço, onde permanece até hoje. Em 2015, o local passou por uma requalificação completa, com recursos do PAC Cidades Históricas, e em 2023 recebeu novos serviços para melhor atender o público do Fica.
Share this content: