Crianças ‘embarcam’ numa viagem pelo mundo da música e de brincadeiras
Mesmo sem sair da Emeb Vereador Pedro Raymundo, na vila Rio Branco, o pequeno Lorenzo Reis, de quatro anos, embarcou numa viagem com seus colegas na tarde da última terça-feira (11). Com muita música e brincadeira, o passeio imaginário levou os estudantes para diversos cantos das Américas e da África, conduzido pelas tradições musicais e de brincadeiras de povos indígenas do Brasil e de países como o Canadá, Tanzânia e Moçambique.
“A maior aventura foi andar num avião que era um barco e um trem ao mesmo tempo e voltar para o Brasil. Tudo isso brincando e cantando”, comentou Lorenzo acompanhado dos amigos da Emeb de Educação Infantil.
Os condutores da aventura proposta aos estudantes da escola foram os educadores Fernanda Sifuentes e Daniel Roza, do MusicAR-TE, projeto vinculado ao eixo de melhoria da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Entre as brincadeiras e propostas oferecidas, as crianças puderam ouvir o canto dos pássaros, remar pelos oceanos, brincar com as crianças dos lugares visitados em imaginação, para, assim, aprender as tradições musicais e poder até mesmo tocar instrumentos para acompanhar os ritmos.
Por meio da música e do brincar, o projeto MusicAR-TE contribui não só para a criação de novos repertórios entre os estudantes, como também para oportunizar a interação social entre elas, o contato com a natureza e seus elementos e o desenvolvimento da expressão e equilíbrio corporais. Com foco no desenvolvimento integral dos nossos meninos e meninas, o projeto vai ao encontro das práticas do ‘Desemparedamento da Escola’ e oferece aos educadores diversas possibilidades para aplicação do Currículo Jundiaiense”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Além das vivências musicais propostas aos estudantes da rede, o projeto MusicAR-TE também desenvolve ações vinculadas aos projetos institucionais das escolas, formação de educadores e equipes gestoras, desenvolvimento de materiais pedagógicos, apoio pedagógico musical e a mediação na construção dos painéis sonoros na implementação dos conceitos do programa Escola Inovadora.
Share this content: