Usar alho na comida é benéfico para saúde? Pesquisa revela novas propriedades do vegetal
Amado por muitos chefes, o alho é um dos protagonistas dos temperos na culinária brasileira e oriental. O sabor picante e o aroma marcante são responsáveis por dar sabor a vários preparos de alimentos, e, atualmente, foi comprovada a versatilidade dessa raiz que, pode inclusive, fazer parte do tratamento de doenças.
Conforme o periódico Nutrients, o alho pode ser um grande aliado no controle das taxas de glicose e colesterol. Uma pesquisa realizada por especialistas chineses que avaliou mais de 2 mil estudos entendeu que substâncias presentes no vegetal, como ajoeno, alicina e aliina, atuam no equilíbrio da produção de insulina e promovem o controle glicêmico no sangue. Propriedades que podem diminuir os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Outro benefício apontado pelos estudos é a redução dos níveis de colesterol LDL, maléfico para o organismo das pessoas. Conforme os pesquisadores, as substâncias presentes no alho atuam protegendo os vasos sanguíneos e diminuem os riscos de acúmulo de gordura nas artérias, conhecida como aterosclerose.
Conforme a nutricionista Giuliana Modenezi, do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, do Hospital Israelita Albert Einstein existem, ainda, outras vantagens promovidas pelo consumo de alho. “Além dos benefícios apontados no estudo, o alho oferece fibras diferenciadas, de atuação prebiótica, que colaboram para a microbiota intestinal”, esclareceu. Ela explica que manter esse ecossistema do nosso intestino em equilíbrio fortalece a imunidade e até colabora para o humor.
Contudo, apesar do consumo de alho trazer grandes vantagens para o organismo, a profissional pondera que ainda são necessários mais estudos para entender melhor os mecanismos e a quantidade ideal para alcançar os benefícios para saúde.
Share this content: