Empresa familiar aposta em amenities para hotéis e espera vender R$ 53 milhões neste ano
Jorge Carvalho de Oliveira, 80 anos, trilhou uma carreira de sucesso em uma empresa global. Depois de trabalhar com vendas, supervisão e alcançar um cargo de gerência, percebeu que sua verdadeira vocação era como vendedor. Assim, decidiu apostar no empreendedorismo e, em 1953, fundou a Realgems, em parceria com sua esposa.
O negócio, com sede em Curitiba (PR), começou como representante comercial de cosméticos. Foi enquanto viajava Brasil afora em busca de potenciais clientes que o empresário percebeu que poderia usar a empresa para solucionar uma dor de mercado que ainda não havia sido explorada pelas grandes empresas: a qualidade dos amenities oferecidos pelos hotéis.
“Vi que a maioria das hospedagens não contavam com sabonetes e xampus de qualidade, era algo notavelmente inferior ao que qualquer pessoa usava em casa, por exemplo. Por isso, decidi desenvolver minha própria linha”, conta Oliveira.
A Realgems já fabricava produtos próprios desde 1954. Cinco anos depois, passou a atuar com uma divisão focada no setor de hotelaria. A partir de então, a empresa começou a desenvolver fórmulas que atendessem do padrão econômico ao luxuoso, mantendo a busca por alta qualidade como um diferencial.
Com o objetivo de ter inovações constantes, o empresário começou a apostar em novidades não apenas nas fórmulas, mas na aparência dos produtos. Assim, durante a década de 1990, a empresa começou a oferecer embalagens personalizadas, prática que ainda não era comum no período. Nessa época, eles importaram uma máquina da Itália para começar a fabricação de sabonetes com invólucros plissados.
De pais para filhos
A história da empresa é contada também pelos filhos dos fundadores, que cresceram acompanhando a expansão e, hoje, ocupam a diretoria da empresa, ainda comandada pelo pai. Com o negócio já consolidado, o objetivo dos sucessores é manter o empreendimento em linha com as demandas de mercado. Para isso, uma das estratégias da empresa nos últimos anos esteve direcionada à busca por soluções que reforçassem o compromisso com a sustentabilidade.
A partir de 2015, a empresa começou a oferecer dispensers para seus cosméticos. De acordo com Jorge Carvalho de Oliveira Junior, 52, diretor financeiro da Realgems, a ideia era reduzir o desperdício das embalagens em miniatura. Com a venda dos produtos em unidades de 500 ml, Junior afirma que a empresa alcançou uma redução anual de 600% na produção de plástico.
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