Saiba como a tecnologia influencia na performance dos atletas

Saiba como a tecnologia influencia na performance dos atletas

Os Jogos Olímpicos de Paris, uma das edições mais tecnológicas da história, trazem também um novo marco para o esporte: o uso de tecnologias para aprimorar o desempenho dos atletas nos treinos e competições.

Os aparatos mais “básicos” incluem os wearables, que fazem parte os fones de ouvido de última geração e smartwatches. Além destes aparatos, a tecnologia no esporte engloba também os aplicativos de análise de desempenho até o avanço da inteligência artificial e realidade aumentada.

Segundo especialistas, as inovações tecnológicas estão possibilitando termos insights valiosos sobre a performance esportiva e monitorar em tempo real variáveis como frequência cardíaca, níveis de fadiga e padrões de movimento.

Além disso, a análise de dados está se tornando uma ferramenta essencial para técnicos e treinadores, que agora podem tomar decisões mais estratégicas com base em informações assertivas. E o melhor: de forma mais personalizada, respeitando as características de cada atleta.

Inteligência Artificial no esporte
A pesquisa mostra que 10 das startups analisadas aplicam inteligência artificial em suas soluções com o intuito de realizar análise avançada de dados em tempo real, prevenção de lesões, personalização da experiência do fã, otimização de treinos e atividades, desenvolvimento de estratégias esportivas baseadas em dados históricos e automatização de processos.

Para Guilherme Massa, Cofundador e CMO da Liga Ventures, quando se trata de esporte de alto rendimento, hoje é comum ver jogadores profissionais de futebol usando GPS para monitorar deslocamento em campo, assim como clubes criando áreas de BI para aprimorar o scouting.

Share this content: