Sopa de cebola: conheça a história da ‘sopa de bêbado’ promovida a comida chique
Para os fãs de uma boa sopa de cebola, clássico da culinária francesa, a influenciadora Tawany Rocha, conta uma curiosidade: “Essa sopa francesa já foi considerada sopa de bêbado e de pobre, e, hoje em dia, está nos melhores bistrôs”. No especial Cozinhando Histórias da Culinária Francesa, a estudante de História traz versões curiosas a respeito da gastronomia do país das Olimpíadas.
🧅 Uma sopinha para disfarçar o cheiro
A influenciadora revela que conhecer o prato por “sopa de bêbado” não é meramente uma questão pejorativa. Tudo tem um motivo, e, na verdade, a comida era um disfarce:
“A pessoa se embebedava a noite toda, e, de manhã, para aliviar aquele odor de álcool, comia uma sopa de cebola. O hálito não ficava muito bom, mas disfarçava o álcool” , destaca Tawany.
Comida de pobre no Império Romano
De acrodo com a influenciadora, este prato ´é muito, muito antigo. A questão de ser conhecido como comida de pobre, se dá especificamente por causa da simplicidade dos ingredientes utilizados no preparo: “Lá no Império Romano, caldo de carne, cebola e pão sempre foram comidas de pobre, fáceis de encontrar. Sendo assim, em Roma, era só o que os pobres comiam”.
🔵🔴 Mas como a sopa se popularizou na França?
De acordo com Tawany, tudo começou quando o prato conquistou a nobreza. “O Duque de Lorraine um dia estava passando por Champanhe e viu, em uma pequena pousada, uma sopa de cebola. Diz a lenda que ele quis aprender tim-tim por tim-tim. Depois disso, levou lá para o Palácio de Versailles”.
Share this content: