Presença do pai no parto estreita laços com o bebê

Presença do pai no parto estreita laços com o bebê

Num momento tão importante quanto a hora do parto, o acompanhamento e o apoio à mãe e ao bebê podem transformar por completo a relação familiar. A presença do pai transmite segurança e leva confiança para a parceira. A gerente de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico (Gamad) do Hospital Regional de Planaltina (HRPl), Maria do Socorro Aguiar, destaca que “a presença do homem ao longo da gestação e durante o parto, estimula a presença do pai ao ver o filho nascer e aumenta em muito o elo familiar.”

Há uma mudança de paradigma em curso, entende Maria do Socorro, porque “cada vez mais os homens têm assumido o papel de acompanhante de sua parceira, revertendo a crença de que essa seria uma função apenas feminina”. Também destaca que o HRPl cumpre a Lei do Acompanhante. “É muito importante a parturiente se sentir segura, amada e confiante, além de contar com uma pessoa de sua escolha durante parto”. 

Em comemoração ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11), a Secretaria de Saúde (SES-DF) reúne depoimentos de quatro pais que acompanharam suas parceiras em todos os estágios da gravidez até a hora do nascimento. Eles narram o que vivenciaram no HRPl e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), e como essa presença traz benefícios à família inteira.

Share this content: