Em sua primeira viagem aérea, passageiro tem ataque de pânico e provoca acidente entre aviões
O Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB, na sigla em inglês), que analisa acidentes de aeronaves civis no Reino Unido, divulgou neste mês a conclusão de um acidente incomum ocorrido em junho no Aeroporto de Blackpool (Inglaterra).
Um avião colidiu com uma aeronave estacionada quando um passageiro em sua primeira viagem sofreu um ataque de pânico e acidentalmente agarrou o acelerador, determinou o órgão.
O piloto da aeronave leve Pitts S-2A G-TIII convidou um de seus funcionários para um voo. O passageiro, que não tinha experiência em voar em nenhum tipo de aeronave, tem 1,57m de altura e, portanto, usava um assento elevatório.
Apesar de, inicialmente, sentir-se “bem” com seu primeiro voo, o passageiro começou a se sentir “preso” e pediu para não voar quando o avião começou a taxiar para longe do hangar, relatou reportagem do “Lancs Live”.
Quando o avião estava retornando ao hangar, o passageiro começou a entrar em pânico e tentou abrir o dossel do avião. O piloto tentou acalmá-lo, mas o passageiro inadvertidamente agarrou o acelerador, o que levou o avião a colidir com uma aeronave estacionada.
“Um briefing pré-voo foi conduzido, e o piloto cancelou imediatamente o voo quando percebeu que o passageiro estava desconfortável. Isso evitou um resultado mais sério, mas ele não foi capaz de evitar a colisão causada pelo passageiro inadvertidamente avançando o acelerador. Não é possível eliminar todos os riscos do comportamento inesperado do passageiro. O risco pode ser minimizado por uma preparação completa, focando não apenas na prontidão física do passageiro para o voo, mas também em sua prontidão emocional”, afirmou o AAIB em nota oficial.
Share this content: