Essa gigante japonesa tem R$ 1 bi para investir no Brasil — e acaba de comprar uma empresa de SP
A NTT Data, uma gigante japonesa de tecnologia com faturamento de 110 bilhões de dólares e emprega mais de 340.000 pessoas em 50 países, está expandindo sua presença no Brasil com a aquisição da Aoop, uma empresa brasileira especializada na tecnologia ServiceNow. Trata-se de uma plataforma que automatiza, num único lugar, todas as frentes de negócios de uma empresa.
A solução permite que indústrias (e outros tipos de empresas de grande porte) lidem de forma integrada com clientes, funcionários, processos internos e fornecedores. Vinda do Vale do Silício, essa tecnologia começa a ganhar força em diversos países, inclusive no Brasil, e é vista como uma das principais ferramentas para a automação e digitalização de processos.
A aquisição agora tem como objetivo fazer com que a NTT Data consiga oferecer, aos seus clientes daqui, essa tecnologia ServiceNow. A fusão aguarda a aprovação do Cade, o xerife da livre concorrência no Brasil.
Qual é a história da NTT Data
A NTT Data é conhecida globalmente por sua capacidade de oferecer soluções tecnológicas personalizadas para grandes empresas. O negócio surgiu no Japão no pós-guerra como a missão de reestruturar a rede de comunicação de dados e voz no país asiático.
Nos últimos 30 anos, a empresa, listada na bolsa de Tóquio, decidiu que era hora de ganhar novos patamares fora do país de origem. Foi quando começou a expansão internacional que a colocou em 50 países atualmente.
No Brasil, está efetivamente desde 2019, com a aquisição de uma empresa de 25 anos de atuação.
Na prática, a NTT entende as dores de grandes empresas e desenvolve ou adapta softwares para atendê-las. Suas soluções vão desde a organização interna – os chamados ERP, sistemas que controlam toda a operação de uma empresa – até o CRM, que foca no atendimento ao cliente, e a gestão de fornecedores.
“O Brasil é um dos 10 maiores mercados de tecnologia do mundo, e para a NTT se tornar líder global, precisamos estar fortes por aqui”, diz Ricardo Fachin, CEO da NTT Data Business Solutions Brasil.
A compra da Aoop adiciona 350 funcionários à operação e aumenta sua base de clientes para 600 empresas, incluindo grandes nomes como Boticário, Marisa e Ambev.
Share this content: