Itinerário NOOC sobre o Relatório sobre Economia e Desenvolvimento

Itinerário NOOC sobre o Relatório sobre Economia e Desenvolvimento

Esses nano cursos foram desenvolvidos para que os latino-americanos e caribenhos possam aprender de maneira muito rápida, breve e fácil sobre as contribuições do RED (Relatório de Economia e Desenvolvimento), a publicação mais importante de CAF –banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe–.

Você encontrará os NOOC sobre o RED 2022, RED 2023 e RED 2024. Pode fazer apenas um, dois ou todos os três, e pode realizá-los na ordem que preferir, pois são cursos independentes.

Este relatório examina a persistente desigualdade na América Latina e no Caribe, uma das regiões mais desiguais do mundo, destacando suas profundas raízes históricas que a tornam resistente e transmissível de geração em geração. Através de um diagnóstico multidimensional, analisa a evolução da mobilidade intergeracional em função da educação, renda, saúde e acumulação de riqueza. Documenta as barreiras à mobilidade social, vinculadas ao nível socioeconômico familiar, gênero, etnia e localização geográfica. Também apresenta políticas para melhorar o acesso a oportunidades e reduzir a transmissão de desigualdades às novas gerações, buscando um desenvolvimento mais equitativo e sustentável.

Objetivo:
O objetivo do curso é aprender a diagnosticar a persistência da desigualdade na América Latina e no Caribe, explorando as barreiras estruturais que limitam a mobilidade social em dimensões-chave do bem-estar, como educação, renda, saúde e acumulação de ativos. Além disso, busca propor políticas públicas para romper o ciclo da desigualdade herdada e garantir melhores oportunidades para as futuras gerações.

Público-alvo:
O curso é direcionado a formuladores de políticas, acadêmicos, organizações internacionais e líderes sociais interessados em promover um desenvolvimento mais equitativo e inclusivo na região. Também é voltado para estudantes e professores que desejam entender os desafios da desigualdade e mobilidade intergeracional na América Latina e no Caribe.

Share this content: