Agricultura ‘rechaça’ decisão do Carrefour sobre carnes do Mercosul
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nota nesta quinta-feira (21/11) em que “rechaça” a decisão da rede francesa de hipermercados Carrefour de não vender mais carnes produzidas em países do Mercosul. Para a pasta, a postura é “protecionista” e não tem embasamento em critérios técnicos.
O Ministério da Agricultura e Pecuária reitera a qualidade e compromisso da agropecuária brasileira com a legislação e as boas práticas agrícolas, em consonância com as diretrizes internacionais. Diante disso, rechaça as declarações do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, quanto às carnes produzidas pelos países do Mercosul”, escreveu.
O ministério também disse que o sistema de Defesa Agropecuária do Mapa atende aos padrões mais rigorosos, inclusive para a União Europeia, que “compra e atesta, por meio de suas autoridades sanitárias, a qualidade e sanidade das carnes produzidas no Brasil há mais de 40 anos”.
“O posicionamento do Mapa é de não acreditar em um movimento orquestrado por parte de empresas francesas visando dificultar a formalização do Acordo Mercosul-União Europeia, debatido na reunião de cúpula do G20 nesta semana. O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, emendou.
Share this content: