Cristóvão Tormin apresenta 2 projetos de lei: para mulheres grávidas com deficiência auditiva e para portadores do transtorno do espectro autista.

Cristóvão Tormin apresenta 2 projetos de lei: para mulheres grávidas com deficiência auditiva e para portadores do transtorno do espectro autista.

Os projetos foram apresentados pelo deputado na abertura das sessões ordinárias.

A frente dos microfones, Cristóvão apresentou logo de cara, 2 projetos de aspecto social. O primeiro, cria o programa estadual para gestantes que sofrem de deficiência auditiva, sendo surda e surdocega, para que tenham acompanhamento durante pré-natal e pós-parto.

A Secretaria da Saúde do Estado de Goiás deverá fornecer durante a gestação todo acompanhamento psicológico e psiquiátrico às gestantes com deficiências auditivas, surdas e surdocegas, além do acompanhamento ginecológico, obstétrico e pediátrico desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde, devidamente acompanhadas por um intérprete de libras ou guia-intérprete, preferencialmente do sexo feminino ou utilizando os serviços da Central de Libras se disponíveis no município de origem.

O segundo projeto do deputado, institui a identificação de transporte de pessoas portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o estado de Goiás. O autismo tem como característica em algumas reações do transtorno, crises que podem ser desencadeadas por sons do trânsito e mudanças bruscas de direção. Por isso, quem conduz pessoas com transtorno do espectro autista, costuma guiar os veículos com cautela redobrada e em baixa velocidade.

Assim, ao ostentar o adesivo de identificação, os veículos com pessoas com transtorno do espectro autista transmitirão aos demais condutores as condições dos passageiros que carregam. Ao avistar esse veículo, é possível que o motorista reconsidere o acionamento da buzina e evite dar início a um problema adicional para quem já enfrenta inúmeros desafios.

Share this content: