A nova agente de viagens da Decolar é virtual
Os agentes de viagem das 11 lojas abertas pela Decolar no Brasil em 2023 ganharam, neste mês, uma nova colega. Trata-se de Sofia, assistente virtual baseada em inteligência artificial generativa. Ela amarra duas pontas da estratégia da empresa: a venda assistida, marcada pelo movimento de abertura de pontos físicos no país no último ano, e a vocação digital que acompanha a história da agência de viagens.
Com a ferramenta recém-lançada, a Decolar espera aumentar sua presença no ciclo de viagens do usuário — desde quando ele começa a pensar no destino até a volta para casa. Todo esse processo dura, em média, 150 dias. “Hoje, estamos presentes por sete dias. Durante o booking, não mais do que isso”, diz Gonzalo Estebarena, diretor de tecnologia do Grupo Decolar. Agora o usuário pode, por exemplo, procurar assistência mesmo quando ainda está buscando inspiração para sua viagem.
As inteligências artificiais generativas vivem um boom desde que o ChatGPT demonstrou a capacidade da tecnologia de utilizar uma linguagem natural para responder aos usuários com base em um grande volume de informações. A ideia da Decolar é aproveitar essas duas características e transformar a Sofia em uma espécie de agente de viagem que dispensa os fluxos de atendimento de uma loja física. Ela é capaz de fazer sugestões com base em preços, e comparar destinos estimulada por comandos de texto ou voz dos usuários.
Share this content: