Em Porto Alegre, Caiado estabelece parceria para reduzir espera por internações e cirurgias no estado
Durante sua visita à capital do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (05/04), o governador Ronaldo Caiado firmou um protocolo de intenções com a prefeitura local para diminuir as filas de internações e cirurgias. Nessa ocasião, foram adquiridas novas plataformas pelo Governo de Goiás, focadas na regulação de consultas, leitos e procedimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ronaldo Caiado formalizou a aquisição do Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre durante sua estada na capital gaúcha. O protocolo foi assinado durante uma reunião com o prefeito Sebastião Melo, no paço municipal, visando garantir maior integração, agilidade, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes, além de reduzir as filas de espera para internações e cirurgias no estado.
O governador destacou a importância do novo sistema, que fornecerá informações sobre a situação dos pacientes em casos de urgência, emergência, cirurgias eletivas, custos de procedimentos, tempo de internação e disponibilidade de vagas nos serviços de saúde especializados. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa), em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, o sistema consiste em três plataformas dedicadas à regulação no SUS, integrando-se ao sistema oficial de regulação do governo do Rio Grande do Sul.
As plataformas incluem o Gerenciamento de Consultas (Gercon), o Gerenciamento de Internações (Gerint) para controle de leitos e o Gerenciamento de Procedimentos de Alta Complexidade (Gerpac) para gestão de procedimentos especiais, como os de oncologia. Elas permitem o compartilhamento de informações com os prontuários dos serviços de saúde, com o objetivo de avançar na redução dos tempos de internação e de cirurgia.
Share this content: