Ficar o tempo todo nas redes sociais não credencia ninguém a usar bem a tecnologia no trabalho
Aqui e ali, tenho visto reportagens e artigos com autores surpresos e até tripudiando sobre o fato de a Geração Z, que “nasceu com o celular na mão”, enfrentar dificuldades no mundo do trabalho por não conseguir usar ferramentas profissionais “antigas”, como o PC.
Isso pode parecer muito estranho para membros das Gerações X e Y, que dominam esses recursos. Mas precisamos colocar as coisas em perspectiva: podemos aprender algumas coisas desse choque de gerações tecnológico.
Antes de criticar alguém por não saber o que lhe parece óbvio, veja se você mesmo não sofre com algo que o outro domina com incrível naturalidade. A mesma Geração Z que apanha do Excel faz coisas com seus smartphones que os “tiozões” nem sabem que existem.
Além disso, passar o dia nas redes sociais não garante que a pessoa consiga migrar seu conhecimento digital do entretenimento para o trabalho. Como acontece com todos, há uma curva de aprendizado a ser vencida nisso.
Nesse momento, todos nós, dos mais velhos aos mais novos, estamos diante de uma nascente avalanche no mundo do trabalho, patrocinada pela inteligência artificial. Todos estamos tateando essa incrível novidade, entendendo o que podemos fazer com ela e nos esquivando de eventuais armadilhas.
Share this content: