Recém-chegado no Brasil, negócio de cogumelo funcional dobra produção em 4 meses

Recém-chegado no Brasil, negócio de cogumelo funcional dobra produção em 4 meses

Em seu curso de psicologia, na Califórnia, Marina Camargo começou a se interessar pelos cogumelos, principalmente pelo Agaricus Bisporus, e viu um grande potencial em comercializar os benefícios que eles oferecem à saúde das pessoas.

Quando voltou ao Brasil, após uma pesquisa de mercado, ela trouxe este conceito funcional dos fungos, mas ainda não tinha a aprovação da agência de Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aqui no país.

Algum tempo depois, em março de 2023, o órgão público reconheceu e aprovou o extrato do cogumelo Agaricus Bisporus.

Segundo Marina, assim que soube que este extrato poderia ser usado no país como suplemento alimentar, começou a correr para desenvolver um produto.

“Eu montei um time, chamei uma pesquisadora de pesquisa e desenvolvimento de produto, ela desenvolveu a fórmula. A gente fez vários testes sensoriais, chegamos no resultado que eu queria.”

Em sua pesquisa de mercado, Marina conta que se surpreendeu com a dimensão comercial deste tipo de cogumelo e por isso se arriscou com um investimento inicial de R$ 300 mil.

Só no ano passado, o produto movimentou US$ 31,71 bilhões nos Estados Unidos e deverá crescer a uma taxa anual de mais 11% de 2024 a 2030.

Aqui no Brasil, este alimento específico não é comum. Por isso, ela precisou importar o extrato do cogumelo lá da Filadélfia, nos Estados Unidos.

“Foi a corrida para achar fornecedor, de ingredientes, fazer o trâmite de importação da matéria-prima do cogumelo e o produto de fato foi lançado em novembro de 2023, um ano depois da sua concepção.”

A primeira leva do produto, com 500 latas, foi fabricada em novembro do ano passado. Em quatro meses, todas foram vendidas.

Uma nova leva já foi fabricada e a produção dobrou. Foram mil potes, que já estão sendo comercializado.

“Um terceiro lote já está programado e virá com novas variedades de sabores. Para comprar é só entrar no site www.bemushin.com”, diz a empresária.

Funcionalidade

Segundo a empresária, o extrato deste cogumelo é a estrela do suplemento alimentar. Sua fórmula é voltada para melhora na imunidade, na recuperação da massa muscular e na absorção de nutrientes essenciais, como o cálcio, ferro, magnésio e fósforo.

Além dessa funcionalidade, ela explica que o produto também agrada quem pensa na preservação do meio ambiente.

“É uma solução muito natural e vegana para suplementação da vitamina D. A gente encontra, geralmente, essa vitamina nos animais, mas não é tão sustentável. Então, para quem faz escolhas veganas e sustentáveis, ele é uma solução”, garante.

Porém, quando se fala em cogumelos, logo vem à cabeça aqueles que usamos na cozinha, como o champinhom e shimeji, ou até mesmo um produto alucinógeno.

Mas, a empresária diz que não é bem assim.

Share this content: