São João de Caruaru serve o maior cuscuz do mundo, embalado por muito forró
Tão tradicional quanto os festejos, é a disputa entre Campina Grande e Caruaru pelo título de maior São João do mundo. Para fazer jus ao título, além de oferecer uma festa com muitos dias e centenas de atrações, Caruaru criou as comidas gigantes para combinar com a festa de grandes proporções.
Ao longo dos dias de festa, o público poderá saborear pratos como a maior pamonha do mundo e o caldo de macaxeira gigante, entre outros. No último domingo (9), no Alto do Moura, foi servido o maior cuscuz do mundo. A iguaria levava 800 kg de milho pré-cozido e contou com doze pessoas no preparo. Este ano, ela foi servida acompanhada de 200 kg de quitute e 200 kg de margarina.
Ainda segundo o organizador, que iniciou a tradição há 30 anos, a ideia veio da necessidade de oferecer algum alimento saudável para repor as energias do público que participava da caminhada do forró. Esse evento é um cortejo tradicional, criado em 1993, para celebrar a festa mais importante do ano para os forrozeiros.
Não foi apenas a necessidade de alimentar os forrozeiros que deu origem à ideia. “Quando surgiu a briguinha entre Campina Grande e Caruaru para ver quem tem o maior São João do Mundo, as comidas gigantes vieram para reforçar a fama de Caruaru. A primeira foi a pamonha gigante. Hoje, mesmo que a comida não seja a maior do mundo, a fama pegou e já é tradição”, explica.
Desde a abertura do São João de Caruaru, no último dia 1 de junho, já foram servidas diversas comidas gigantes. Teve o Maior Chocolate Quente do Mundo, Maior Caldo de Macaxeira e Maior Bolo de Chocolate.
Share this content: