Governo lança programa para desenvolver habilidades em tecnologia na rede estadual
O Governo de Pernambuco lançou o programa Compet Médio-Tec: habilidades de futuro para ensino médio e técnico.
A iniciativa é das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Educação e Esportes (SEE).
A ideia é apoiar, por meio de edital que será executado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), formações e imersões que proporcionem aos estudantes do ensino médio e técnico a oportunidade de desenvolverem habilidades em tecnologias emergentes.
Entre elas estão inteligência artificial, robótica e internet das coisas.
“Esse programa visa contemplar até cem propostas ou até cem alunos cada. Então, no total serão mil alunos da rede pública estadual que serão qualificados em tecnologias habilita-doras de futuro, como por exemplo, inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas, robótica e tantas outras”, explicou o gerente de Formação Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wylliams Santos.
O edital, que será divulgado no si-te da Facepe (www.facepe.br), destina-se aos professores da rede esta-dual de ensino e terá um valor global de R$ 3,3 milhões.
O foco é estimular a criação de jornadas formativas por extensão tecnológica que proporcionem aos estudantes experiências de imersão e qualificação em ambientes colaborativos com empresas, associações e organizações do terceiro setor.
“A iniciativa visa capacitar os estudantes e tornar o processo de ensino mais inovador e relevante para suas vidas. Com o programa, os estudantes terão a oportunidade de, junto aos professores, desenvolver soluções que podem ser consideradas pelas empresas, revelando uma oportunidade valiosa no processo de aprendizagem”, destacou o secretário executivo da Secti, Kennys Bonatti.
Share this content: