Goiás apresenta avanços em Saúde Digital aos secretários de todo o País
secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, apresentou aos secretários de Estado da Saúde de todo o País os avanços implementados em Goiás na área de Saúde Digital. A exposição aconteceu durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta quarta-feira (26/06), em Brasília. A SES-GO foi convidada para fazer a explanação devido à expansão tecnológica e estruturação de relevantes sistemas em saúde e aos benefícios proporcionados por essa estratégia à gestão e à assistência à população.
Rasível Santos informou aos participantes do encontro que o avanço em saúde digital é resultante da prioridade dada pelo Governo Estadual a essa área. Ele acentuou que há quatro anos a SES-GO estruturou a Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital (Sutis), responsável por idealizar e desenvolver projetos na área da saúde com uso de tecnologia de ponta e inteligência artificial. “Desenvolvemos os sistemas para entregar à população as informações que ela precisa, com toda a transparência, para que ela possa fazer bom uso do sistema de saúde e receber o que necessita no momento certo”, pontuou o secretário.
A Sutis tem cerca de 140 servidores distribuídos em três gerências. A maioria dos profissionais tem formação em tecnologia da informação (TI) e especialização em áreas da saúde. Nos quatro anos de atuação, a Sutis estruturou uma ampla rede na SES-GO. Ela agrega 5.014 usuários ativos; 3.437 computadores; 56 links de dados; 215 máquinas virtuais e 231,08 TB em volumes de dados.
Conforme Rasível Santos, a robustez da Superintendência motivou a equipe a idealizar e desenvolver sistemas de saúde inéditos, que além de facilitar o acesso da população aos serviços, garantem economia e controle de recursos aplicados.
Rasível Santos acentuou que a Pasta disponibiliza mais de 60 produtos de Business Intelligence (BI) e Data Science. Entre esses sistemas destacam-se o Boletim do Paciente no Expresso Goiás, que permite a consulta digital dos boletins médicos e multiprofissionais de pacientes internados na rede estadual de saúde; o Imuniza Goiás, que possibilita a busca ativa de crianças com esquema vacinal atrasado; a Farmácia Digital, que permite que o paciente abra processo, faça a renovação, consulte se seu medicamento está disponível na plataforma Expresso e a Classificação de Risco ao Recém-Nascido (Caren), que auxilia na priorização do atendimento aos recém-nascidos. “A Caren é fundamental para que os profissionais vejam o cuidado, a classificação e o score do atendimento ao recém-nascido”, assinalou o secretário.
Rasível Santos destacou, ainda, que o fortalecimento da saúde digital na SES-GO possibilita aos gestores a tomada de decisões fundamentadas em dados. Além disso, conforme o secretário, os projetos de inovação em saúde asseguram uma assistência mais humanizada e com mais agilidade. “O avanço da Saúde Digital está ligado ao empenho dos servidores e ao apoio dado pelo Governo do Estado”, sublinhou.
Share this content: