DF: Novo acesso do Sudoeste ao Parque da Cidade começa a ser construído

DF: Novo acesso do Sudoeste ao Parque da Cidade começa a ser construído

Um novo acesso do Sudoeste ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek começou a ser construído na altura do Estacionamento 3, próximo ao Pavilhão de Exposições. A nova entrada será mais uma alternativa para os motoristas que transitam pelo local e desejam acessar a área central de Brasília ou o Sudoeste a partir do parque ou da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), respectivamente.

Atualmente, isso só é possível por meio dos acessos ao Eixo Monumental e próximo ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), no viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, inaugurado pelo GDF em outubro de 2023.

“Antes quem estava em algum evento no Pavilhão ou no Estacionamento 3 tinha que dar uma volta muito grande. Com esse novo acesso, vamos melhorar a parte de fluidez e segurança viária, uma vez que a pessoa vai se deslocar menos para o destino final. Ela vai ganhar tempo”, comenta Bruno Almeida, engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF).

A entrada será acessada por meio de uma pista da Epig que desembocará em uma rotatória dentro do parque em frente ao Estacionamento 3, dando acesso a duas pistas em cada sentido, como ocorre nos acessos disponíveis na Asa Sul.

Enquanto o trecho está em obras, as quatro faixas existentes no local foram interditadas e um desvio foi montado em um pedaço do estacionamento, onde funciona uma faixa em cada sentido.

Essa é mais uma etapa do trecho 4 da obra da Epig no Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão de faixas exclusivas para o BRT ligando o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

Obra em etapas

Das seis etapas do conjunto de obras da Epig, o trecho 3 foi o primeiro a ser concluído. Trata-se do viaduto que faz a ligação da Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, com o Parque da Cidade, batizado oficialmente com o nome do engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, e inaugurado em outubro de 2023 após investimento de R$ 24,6 milhões.

Já o trecho 1, que está situado entre os viadutos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e do Setor Policial Sul, na altura da Octogonal, abrange implantação da pista do corredor exclusivo, construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

Share this content: