Fiordes na Noruega reúnem tradições vikings e paisagens com cachoeiras
Imagine fiordes a perder de vista, com braços de mar entrando por encostas verdejantes e de onde é possível avistar até fios d’água caindo de cachoeiras lá de cima. Agora pense em cidadezinhas aos pés de todo esse cenário que preservam tradições vikings e uma cultura muito própria. Pois essa é a realidade em algumas partes da Noruega, país escandinavo onde, por muitas vezes, a força da natureza reina.
Todas estas paisagens foram gratas surpresas durante minha jornada pela Escandinávia para a 7ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia. As paradinhas estratégicas só foram possível graças ao Silver Dawn, cruzeiro da Silversea Cruises com roteiro fora do óbvio e um excelente serviço gastronômico, que atravessou a Noruega em direção a Copenhague, na Dinamarca.
Minha aventura começou na cidade de Tromsø, mais ao norte da Noruega, considerada a porta de entrada para o Ártico, já que fica a impressionantes 400 quilômetros acima do Círculo Polar Ártico. Depois, estiquei a viagem até Alta, que possui uma catedral dedicada à Aurora Boreal – e onde as noites de inverno parecem ser eternas.
A bordo do Silver Dawn, fui descendo o país e ancorando em locais como Sortland, Flåm e Bergen antes de zarpar para Copenhague. Foram dias inesquecíveis marcados por paisagens de tirar o fôlego e por descobertas excepcionais, que inclui visita à famosa produção do salmão norueguês, experiências em uma vila viking, “banho” em cachoeira de mais de 100 metros e, claro, todo o fascínio causado pelos fiordes.
Share this content: