Tecnologia como ferramenta de concretização dos princípios ESG
A inteligência artificial oferece uma gama de ferramentas destinadas a coletar, armazenar, analisar e processar um expressivo fluxo de dados, filtrá-los e categorizá-los conforme os padrões e algoritmos encontrados de forma mais precisa, por meio de mecanismos como o machine learning e o data science.
Ademais, a IA pode ser uma aliada na prevenção de riscos e análise de oportunidades, na manutenção da integridade contábil da empresa, na formulação de metas eficientes, no monitoramento de dados quanto às iniciativas voltadas aos colaboradores, ao meio ambiente e demais práticas sociais promovidas pela organização, na formulação de estratégias de marketing aliadas aos novos anseios da sociedade atual, pesquisas de satisfação, entre outras.
Há também uma preocupação por parte da filosofia ESG de integrar valores que promovam a inclusão social, evitando-se algoritmos que demonstrem preconceitos de qualquer natureza contra grupos sociais que compõem as minorias em razão de raça, gênero, faixa etária, religião, orientação sexual e deficiências. A criação de novos empregos, campanhas de educação e acesso à informação, bem como o uso da tecnologia para proporcionar um ambiente de trabalho mais inclusivo, são outras opções disponíveis.
O desenvolvimento dessas modalidades tecnológicas tem por objetivo promover a digitalização das atividades industriais, com vistas a aperfeiçoar os processos e a aumentar os níveis de produtividade e de eficiência, além de propiciar a integração dos países em cadeias globais de valor.
Share this content: