Brasileiros são os que mais abrem negócios por oportunidade entre afroempreendedores da América Latina, diz pesquisa
Os afroempreendedores brasileiros são os que mais empreendem por enxergarem uma oportunidade de negócio entre os países da América Latina, segundo a pesquisa “Empreendedorismo Negro na América Latina”, realizada pelo Plano CDE, CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) e Instituto Feira Preta. Os resultados foram apresentados em eventos relacionados ao G20, que aconteceu nessa semana no Rio de Janeiro.
O estudo ouviu 2.855 empreendedores negros, além de membros do ecossistema de apoio da Feira Preta, abrangendo países como Argentina, Brasil, Colômbia, Panamá e Peru. Entre os respondentes brasileiros, 28% apontaram a identificação de uma oportunidade de negócio como a principal motivação para ingressar no universo do empreendedorismo. Em seguida vem o Peru (20%), Colômbia (18%), Argentina (17%) e Panamá (15%).
Segundo Adriana Barbosa, fundadora do Instituto Feira Preta e diretora executiva do Preta Hub, o principal motivo que leva os afroempreendedores a ingressarem no mundo dos negócios é a percepção de uma oportunidade de criar um mercado racialmente engajado, com foco na valorização e no fortalecimento da comunidade negra.
De acordo com ela, a diferença salarial entre negros e brancos faz com o que empreendedorismo se apresente como uma oportunidade de melhorar as condições financeiras.
“Algumas das entrevistas qualitativas que realizamos revelaram que muitos empreendedores enfrentaram situações de racismo no ambiente corporativo. Em decorrência desse obstáculo, muitos decidiram criar seus próprios negócios. Ao analisar o mercado, buscaram identificar oportunidades e lacunas que pudessem ser exploradas para desenvolver empresas que atendam às necessidades de consumo da população negra”, afirma.
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